Mercado de games oferece novos consoles e maneiras de se jogar

De: 25 dez 2012 por Luiz

Mercado de games oferece novos consoles e maneiras de se jogarÉ possível notar novos aparelhos que mostram métodos baseados em plataformas e games por streaming ou download. A empresa Valve apresentou o projeto Piston. O aparelho se conecta a televisão e tem acesso ao Steam, um dos principais serviços de distribuição de games para PC.

___

No lugar de competir com as grandes empresas de games como a Sony, a Microsoft ou a Nintendo, agora é possível notar novos aparelhos que mostram métodos alternativos, baseados em plataformas abertas e games por streaming ou download.

A empresa Valve, juntamente com a fabricante de processadores Xi3, apresentou o projeto Piston – computador modular voltado para jogos. O aparelho se conecta a televisão e tem acesso ao Steam, um dos principais serviços de distribuição de games para PC.
 
Além disso, será possível utilizar a interface Big Picture que transmite o jogo do computador para a televisão. É possível também rodar o console Linux e ter seus componentes atualizados em pacotes.

O Piston será o primeiro de uma série de minicomputadores que terão preços diferentes. Há tempos rondavam rumores que a Valve estaria trabalhando em um computador dedicado para o Steam, devido ao descontentamento do presidente da empresa, Gabe Newell, com o Windows 8.
 
Já a empresa Nvidia anunciou o projeto Shield, portátil que roda games de plataforma aberta. O aparelho tem um controle similar ao de consoles tradicionais, acoplados a uma tela de cinco polegadas de alta definição, além de ser equipado com o processador Tegra 4. O dispositivo usa o sistema Android, mas também roda jogos de PC por meio de streaming.

Outra ideia interessante vinda da CES se chama IlumiRoom, projeto que usa o Kinect e um projetor para expandir imagens exibidas além da tela. Em um jogo em primeira pessoa, a visão do jogador pode ser expandida para além da moldura da televisão. No caso, o chão e as paredes do cenário são mostradas na sala em que a pessoa está. O sensor de captura de movimentos escaneia o ambiente e, em tempo real, utiliza projeções de luz.

___

Foto: Michal Zacharzewski

Categoria: Jogos Tags: , , ,

Deixe uma resposta